Projeto “Praia Acessível” transforma a experiência de visitantes com inovações inclusivas e práticas exemplares
Crédito de foto: Fundação do Meio Ambiente de Governador Celso Ramos (FAMGOV)
Na segunda reunião do Júri Internacional da Bandeira Azul de 2023, que aconteceu em setembro do ano passado, 193 locais de 11 países foram distinguidos com o prêmio Bandeira Azul para a temporada 2023/2024 no Hemisfério Sul. Entre os locais de destaque, a Praia Grande de Governador Celso Ramos, localizada em Santa Catarina, conquistou uma posição notável ao alcançar o terceiro lugar na classificação de boas práticas em prol da acessibilidade.
O Júri Internacional, responsável por avaliar e reconhecer as praias, marinas e embarcações de turismo, destacou a excelência da Praia Grande de Caravelas, reconhecendo os esforços significativos em prol da acessibilidade e da promoção de uma experiência inclusiva para os frequentadores da praia. Isso inclui a disponibilidade de cadeiras de rodas anfíbias, uma rampa de bambu que facilita o acesso seguro ao mar e a presença de salva-vidas treinados, prontos para auxiliar aqueles que desejam acessar o mar, reforçando a segurança e a tranquilidade dos visitantes.
Além disso, o município também investiu em espaços de estacionamento especiais próximos às instalações da praia, sanitários e chuveiros acessíveis, visando proporcionar uma experiência completa e confortável a todos os frequentadores. Com a conquista do terceiro lugar no anúncio internacional de locais premiados com a Bandeira Azul, a Praia Grande entra para o grupo de destinos reconhecidos por sua excelência ambiental e compromisso com práticas sustentáveis.
Crédito de foto: Fundação do Meio Ambiente de Governador Celso Ramos (FAMGOV)
Para a coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul, Leana Bernardi, o reconhecimento da Praia Grande de Caravelas reflete a implementação de medidas inovadoras para garantir que a praia seja acessível a todos, independentemente de suas capacidades físicas. O município demonstrou um compromisso firme com a inclusão e a promoção do turismo acessível. Agora, o local é destacado não apenas pela beleza natural da região, mas também reconhecido pelos esforços contínuos em promover a acessibilidade e garantir que todos possam desfrutar plenamente da praia”, finaliza.