Faça seu cadastro abaixo:
Sobre o Programa Bandeira Azul
O Programa Bandeira Azul é um selo de caráter socioambiental amplamente reconhecido em todo mundo. Foi criado em 1987 pela FEE – Foundation for Environmental Education
(http://www.fee.global), uma instituição internacional dedicada a educação ambiental com integrantes representando diversos países. No Brasil, a instituição credenciada é o IAR – Instituto
Ambientes em Rede (www.bandeiraazul.org.br).
O Programa é aberto praias, marinas e embarcações de turismo localizadas em águas costeiras e interiores, sendo necessária a participação dos gestores das praias, marinas, empresários,
envolvimento do governo, sociedade civil e usuários. O principal objetivo do programa é a mudança de comportamento através da educação ambiental.
Atualmente o Programa Bandeira Azul está presente em 50 países de todos os continentes e já certificou mais de 4830 praias, marinas e embarcações de turismo. No Brasil, o Programa iniciou em 2006 com 10 praias inscritas na fase piloto. Em 2021 foram concedidas 28 Bandeiras Azuis sendo distribuídas em 22 praias e 6 marinas. Para a temporada 2022/2023 serão avaliadas cerca de 40 praias e 9 marinas.
Os candidatos passam pela avaliação de um Júri Nacional e um Júri Internacional o que confere grande credibilidade aos candidatos aprovados pelo Programa. O Júri Nacional Bandeira Azul é composto por representantes da Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, Associação Nacional de Municípios de Meio Ambiente, Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, Secretaria do Patrimônio da União, Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Ministério do Turismo, do Instituto Ambientes em Rede, da Associação Náutica Brasileira, Ministério do Meio Ambiente
O Júri Internacional é composto pela FEE – Foundation for Environmental Education, UNE – United Nations Environment , UNWTO – United Nations World Tourism Organization, WHO – World Health Organization, IUCN – International Union for Conservation of Nature , EUCC – European Union for Coastal Conservation, ILS – International Lifesaving Federation , ICOMIA – International Council of Marine Industry Associations , EEA – European Environment Agency , UNESCO – United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, WCA – World Cetacean Alliance e ENAT – European Network for Accessible Tourism.
Veja abaixo alguns documentos que podem auxiliar
Calendário anual do Programa Bandeira Azul no Brasil
Para ingressar no programa, a praia/marina/embarcação de turismo pode solicitar a avaliação em qualquer período do ano.
Após ser avaliada por técnico do Instituto Ambientes em Rede e ser aceita como candidata a praia/marina/embarcação de turismo ingressa na fase piloto do programa.
Fase piloto = pode durar no máximo 2 anos
Durante a fase Piloto são realizadas as adequações da praia/marina/embarcação de turismo para o cumprimento dos critérios.
Após a fase piloto, quando estiver preparada, a praia/marina/embarcação de turismo deve solicitar a certificação obedecendo ao seguinte Calendário:
- Entrega da documentação = Maio/Junho
- Reunião do Júri Nacional = Junho/Julho
- Reunião do Júri Internacional = Setembro
- Divulgação dos aprovados = Outubro
- Hasteamento da Bandeira = de 01 de Novembro à 15 de Dezembro.
Após hasteada a bandeira, a marina será inspecionada para garantir o cumprimento dos critérios.