03/11/2022

By Matheus Bonfim

Evento reuniu coordenadores nacionais na Ilha de Madeira, em Portugal, com objetivo de discutir boas práticas na gestão de praias, marinas e embarcações de turismo

Nos últimos dias 15 e 16 de outubro, o Programa Bandeira Azul Brasil, representado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), participou da conferência internacional Blue Flag NOM (National Operators Meeting) – Encontro de Operadores Nacionais Bandeira Azul, um encontro internacional que reúne coordenadores nacionais de todos os países que operam com a Bandeira Azul para discutir, compartilhar experiências e boas práticas na gestão de praias, marinas e embarcações de turismo. 

De acordo com Leana Bernardi, coordenadora nacional do programa, o objetivo principal do encontro foi discutir atualizações nos critérios do Programa Bandeira Azul, criar grupos de trabalho para debater temas relevantes para o funcionamento do programa, apresentar os resultados dos grupos de trabalho criado nos anos anteriores e promover a troca de experiências entre os representantes de todos os países, além de conhecer os exemplos locais do país que hospeda o encontro. 

Os principais pontos destacados durante o encontro foram o papel do programa Bandeira Azul na gestão da interface terra-mar, o papel dos serviços ecossistêmicos no combate aos efeitos das mudanças no clima na zona costeira e a necessidade de conservação dos ambientes naturais que fornecem esses serviços ecossistêmicos.

A mentora do programa Bandeira Azul no Brasil, Dra. Marinez Scherer, destacou em sua apresentação como as marinas Bandeira Azul podem cumprir serviços ambientais através de ações de educação ambiental. Nesta, apresentou o exemplo do “Projeto Onda Sustentável”, ação de educação ambiental desenvolvido pela Marina Kauai, em Ubatuba – SP, cujo objetivo é tratar da problemática da realidade natural e social da cidade, no âmbito dos temas “Lixo no Oceano” e “Destinação de resíduos” em escolas da região. 

Neste ano, o evento foi organizado pela Abae FEE Portugal, organização não-governamental responsável pela gestão do programa no país, na Ilha da Madeira, em Portugal. O encontro reuniu cerca de 80 pessoas, de mais de 40 países. O evento marcou o retorno dos encontros presenciais, já que durante a vigência da pandemia estavam sendo realizados de forma virtual. 

Matheus Bonfim – Comunicação Bandeira Azul