01/02/2023

O projeto “Onda Sustentável – Lixo nos Mares e Consumo Consciente” é um projeto de educação ambiental que nasceu em 2019, dentro do comitê gestor do Programa Bandeira Azul Brasil da Marina Kauai.

A fim de buscar transformações em nosso mundo, o projeto que tem como ponto de partida a relação “homem-natureza-sociedade”, procura despertar a conscientização a respeito do meio ambiente e do consumo sustentável em todos os seus participantes, envolvendo alunos, professores e executores, em atividades e palestras dinâmicas, interativas e divertidas.

O projeto aborda problemas da realidade de Ubatuba – SP, no âmbito dos temas “Lixo no Oceano” e “Destinação de Resíduos”, sendo importante ressaltar que esses temas vão muito além de uma realidade local, visto que a cada ano aproximadamente 12 milhões de toneladas de lixo contaminam os mares e oceanos de todo o planeta, ultrapassando o aspecto de um problema “ambiental” e atingindo as esferas econômicas e de saúde pública globais.

O “Projeto Onda Sustentável – Lixo nos Mares e Consumo Consciente” contribui aos alertas globais que estão explícitos nas ações da Agenda 2030, principalmente no que se refere ao Objetivo 12 de “assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis”, mas também indiretamente ao Objetivo 14 de “conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável”.

Em sua última edição, em outubro de 2022, o projeto atuou na Escola Municipal Professor Ernesmar de Oliveira, localizada no bairro da Praia Dura e envolveu 36 participantes entre alunos, professores e executores. Outro aspecto relevante na edição de 2022, foi a participação de monitores de outras unidades de conservação da Fundação Florestal (APA Marinha Litoral Centro e Sul, PSA de Itanhaém e Cananéia, Parque Estadual Lagamar de Cananéia e Parque Estadual Ilha do Cardoso) que vivenciaram e passaram a entender o programa de forma a poder replicá-lo, levando conhecimento e conscientização para outros municípios do estado.

Houve também a participação da APA Marinha do Litoral Norte que fortaleceu o projeto, trazendo o seu programa “PSA – Mar Sem Lixo” para integrar as atividades, compartilhando também a realidade dos pescadores com o lixo que encontram no mar no dia a dia de suas atividades. Os apoiadores do projeto foram o Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba, Associação Coco & Cia e Secretarias Municipais de Educação, de Meio Ambiente e de Pesca e Agricultura.

Matheus Bonfim – Comunicação Bandeira Azul