Levantamento realizado pela Rede Pró Playas classifica praias do Rio de Janeiro e de Salvador; Confira o ranking completo
A Rede Pró Playas, renomada pela avaliação da qualidade das praias na América Latina e Península Ibérica, divulgou o levantamento anual revelando que quatro praias brasileiras premiadas com a Bandeira Azul estão entre as dez melhores da região. Na lista estão a Praia de Itaúna, Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Praia do Forno e Praia da Azeda. Além dessas, a Praia de Grumari, atualmente em fase piloto para a obtenção da Bandeira Azul, também foi mencionada. A pesquisa analisou 123 praias distribuídas em 13 países: Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, Guatemala, México, Nova Zelândia, Peru, Porto Rico e Venezuela.
A Praia de Itaúna, localizada no município de Saquarema – RJ, é o grande destaque deste ano, ocupando a segunda posição entre as melhores praias da América Latina, ficando atrás apenas da Praia de Varadero, em Cuba. O Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Turismo de Saquarema, Thallis Martinelli dos Santos, ressaltou a importância desse reconhecimento: “A Praia de Itaúna valida nosso compromisso com o desenvolvimento de um turismo sustentável. Estamos pelo segundo ano consecutivo com o selo Bandeira Azul, trabalhando criteriosamente em gestão e sustentabilidade”.
A prefeita de Saquarema, Manoela Peres, também expressou seu orgulho e compromisso: “Ver nossa praia receber esse reconhecimento é motivo de grande orgulho. A natureza é nosso patrimônio mais valioso, e nos empenhamos para preservar este bem. A Praia de Itaúna tem enorme importância para a cidade, sendo palco de importantes competições de esportes aquáticos. Continuaremos a trabalhar para manter sua qualidade e limpeza”, afirmou.
Na quinta posição do ranking geral, está a Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe. Localizada na Ilha dos Frades, em Salvador – BA, esta praia se destaca pelo segundo ano consecutivo entre as 10 melhores da América Latina. Reconhecida por suas belas paisagens naturais, qualidade de infraestrutura, preservação e serviços, a Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe continua a ser uma referência em excelência ambiental e turística na região.
A Praia do Forno e a Praia da Azeda, ambas em Búzios – RJ, foram classificadas na nona e décima posição, respectivamente. A Praia de Grumari, situada no Rio de Janeiro – RJ, atualmente em fase piloto do Programa Bandeira Azul e concorre à premiação na temporada 2024/2025, alcançou a sexta posição do ranking.
Leana Bernardi, coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul, comemorou o aumento no número de praias brasileiras premiadas: “No ano passado, tínhamos três praias brasileiras entre as melhores da América Latina, todas com a Bandeira Azul. Este ano, temos quatro praias premiadas e Grumari em fase piloto. Isso reforça nosso compromisso com a gestão de praias e a excelência de nossos parâmetros”, pontuou.
A Rede Pró Playas, responsável por conduzir o estudo, é uma plataforma colaborativa de gestão e certificação de praias, presente em 17 países da América Latina e na Península Ibérica. A escolha das melhores praias baseia-se em métodos científicos que avaliam a qualidade da água, paisagem, infraestrutura, acessibilidade e o turismo sustentável. O processo envolveu 46 acadêmicos, gerentes e especialistas de várias disciplinas, treinados como avaliadores pelo Centro Internacional de Treinamento para Gestão e Certificação de Praias (CIFPLAYAS). Para ter acesso a pesquisa e ranking geral, acesse: https://rankingmejoresplayas.com/
Sobre o Programa Bandeira Azul
O Programa Bandeira Azul visa conscientizar a sociedade, empresários do setor náutico e gestores públicos sobre a importância da proteção dos ambientes marinhos e costeiros. O programa incentiva ações focadas em gestão de qualidade, proteção ambiental e educação. Esses resultados refletem o compromisso contínuo do Brasil com a gestão patrimonial, a preservação ambiental e o turismo sustentável, destacando as belezas naturais e a infraestrutura de suas praias.