Três praias brasileiras certificadas com Bandeira Azul são classificadas entre as 10 melhores da América Latina

Praia de Nossa Senhora de Guadalupe, Prainha e a Praia do Peró se destacaram pela qualidade de infraestrutura e serviços

Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Ilha dos Frades – SA. Foto: Fábio Marconi.

A América Latina é mundialmente conhecida por suas belas praias, que atraem turistas em busca de paisagens deslumbrantes. Um estudo divulgado pela renomada Rede Proplayas revelou no último dia 08 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, as 10 melhores praias da região. O destaque é que três entre as quatro praias brasileiras no top 10 são comprometidas com os critérios Bandeira Azul. Na lista, estão as praias de Nossa Senhora de Guadalupe, Prainha e Praia do Peró. 

A Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, localizada em Salvador – BA, aparece em terceiro lugar no ranking da classificação geral. A Prainha, localizada na zona oeste do Rio de Janeiro – RJ, já aprovada pelo Júri Nacional como candidata a Bandeira Azul na temporada 2023/2024, aparece em sexto lugar, seguida pela Praia do Peró, Cabo Frio – RJ, classificada como a sétima melhor praia da América Latina e candidata a renovação pela sexta temporada consecutiva da Bandeira Azul.

Da esquerda para a direita: Praia do Peró, localizada em Cabo Frio – RJ e Prainha, localizada no Rio de Janerio – RJ. Foto: Divulgação/Bandeira Azul.

A Rede Proplayas, responsável pelo estudo, é uma plataforma de intercâmbio colaborativo de gestão e certificação de praias, presente em 17 países da América Latina e na Península Ibérica. A escolha das melhores praias da América Latina se baseia em métodos científicos que envolvem a qualidade da água e da paisagem,infraestrutura, acessibilidade, qualidade da água e turismo sustentável. 

Rede Proplayas divulga a lista das 10 melhores praias da América Latina. Entre as quatro praias brasileiras destacadas no ranking, três são certificadas com a Bandeira Azul.

Para Leana Bernardi, coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul no Brasil, a classificação reforça o papel do programa na gestão de zonas costeiras e marinhas, pois os princípios e objetivos do Bandeira Azul estão justamente conectados com os parâmetros analisados pela Rede Proplayas para considerar uma praia de excelência. “Ter três praias Bandeira Azul entre as dez melhores na América Latina sem dúvidas é um orgulho muito grande para o país”.  

O Presidente do Júri Nacional do Programa Bandeira Azul, Ricardo Haponiuk, destaca que “este reconhecimento internacional de praias brasileiras consagra um trabalho de longo tempo que vem sendo feito pelo Bandeira Azul. Esperamos que mais cidades busquem aderir ao Programa para que possam qualificar ainda mais as suas praias, e com isso potencializar o turismo, de modo a entregar serviços de mais qualidade aos visitantes, ao mesmo tempo gerar mais empregos, renda e qualidade de vida para a população local”, conclui. 

Bandeira Azul

O principal objetivo do Programa Bandeira Azul é conscientizar a sociedade, empresários do segmento náutico e gestores públicos quanto à necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros, incentivando a realização de ações com foco em gestão, qualidade, proteção e educação ambiental