Bandeira Azul promove workshop virtual para gestores de marinas premiadas

Gestores de marinas brasileiras estão se preparando para a candidatura ao selo Bandeira Azul, com prazo final para entrega da documentação até o próximo dia 10 de maio. Em resposta às demandas específicas das marinas premiadas e em fase piloto, o Programa Bandeira Azul Brasil realizou, nesta quarta-feira, dia 08 de maio, um workshop virtual dedicado exclusivamente a gestores de marinas e empresários do setor náutico. 

No workshop estiveram presentes representantes da ACATMAR – Associação Náutica Brasileira, do ICSC – Iate Clube de Santa Catarina, Marina Itajaí, da Marina Kauai, Marina da Conceição, Marina Costabella, Tedesco Marina, Iate Clube de Santos Guarujá, Iate Clube de Santos Angra dos Reis, Voga Marine, Marina Villarreal, Hotel Villareal São Francisco do Sul e Iate Clube de Fortaleza.

Durante a reunião, os planos de ação destinados a fortalecer a política ambiental das marinas foram discutidos, permitindo que os gestores tirassem suas dúvidas sobre o preenchimento do questionário obrigatório para obter a bandeira azul e os critérios do programa. 

Além disso, uma dinâmica foi conduzida, na qual os gestores compartilharam seus maiores desafios e melhores experiências do último ano como marinas premiadas. As respostas abordaram diversos aspectos, desde mudanças organizacionais e culturais e coleta de resíduos até o envolvimento da diretoria e dos funcionários, demonstrando um compromisso notável em melhorar aspectos voltados à sustentabilidade desses espaços. 

Leana Bernardi, coordenadora nacional do programa, enfatizou que o encontro promoveu uma ótima discussão e avaliação dos critérios do programa entre gestores de marinas e empresários do setor náutico. “Essa interação participativa é essencial para o sucesso do Bandeira Azul, evidenciando a importância do trabalho conjunto entre o programa e os gestores das marinas, além de oferecer um espaço para a troca de experiências e a divulgação das melhores práticas em gestão e educação ambiental nas marinas certificadas”, finalizou.