Evento reuniu gestores de todo o país para discutir os critérios do programa
O Programa Bandeira Azul Brasil, em parceria com o Iate Clube de Santa Catarina (ICSC), promoveu na última quarta-feira, dia 10 de maio, um workshop dedicado exclusivamente para gestores de marinas certificadas e empresários do setor náutico. O evento foi realizado na sede do Iate Clube de Santa Catarina – ICSC, localizado no centro de Florianópolis, em Santa Catarina. Neste ano, o workshop bandeira azul foi dividido entre praias e marinas para atender de forma mais específica as demandas desses espaços, que possuem gestões diferenciadas das praias premiadas.
Na ocasião, estiveram presentes no evento representantes da ACATMAR – Associação Náutica Brasileira, do ICSC – Iate Clube de Santa Catarina, da Marina Kauai, Marina Itajaí, Marina Costabella, Iate Clube de Santos, Voga Marine e Secretaria de Meio Ambiente de São Francisco do Sul, que participaram de palestras com temas que envolvem os critérios do programa.
Para Michele Castilho, consultora da bandeira azul no ICSC, “na gestão de um iate clube e de marinas em geral, a Bandeira Azul é necessária para olhar não somente para a limpeza e infraestrutura do espaço, mas também para o comportamento dos seus colaboradores. Por isso, práticas de educação ambiental são realizadas a fim de levar conscientização para os nossos sócios. Essas ações estão no dia a dia do ICSC e nos incentivam a seguir nossos propósitos definidos na missão e valores da empresa” afirmou.
Leana Bernardi, coordenadora nacional do programa, afirma que “o encontro reuniu gestores de marinas e empresários do setor náutico para discutir e avaliar os critérios do programa. Esta troca é de extrema importância para o Bandeira Azul, já que todo o trabalho é realizado de forma participativa, entre o programa e os gestores desses espaços. O evento também cria a possibilidade de troca de experiências, demonstrando as boas práticas de gestão e educação ambiental realizadas nas marinas certificadas”, finaliza.
Bandeira Azul
O principal objetivo do Programa Bandeira Azul é conscientizar a sociedade, empresários e gestores públicos sobre a necessidade e importância de proteger ambientes marinhos e costeiros, incentivando a realização de ações com foco em gestão, qualidade, proteção e educação ambiental.
Para receber a certificação, uma série de critérios estabelecidos pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma das maiores organizações de educação ambiental do mundo e responsável pelo programa, devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente.