Número de locais certificados com a Bandeira Azul deve aumentar na próxima temporada

Júri Nacional indicou 45 candidatos para a temporada 2023/2024; Resultado final será divulgado em setembro, após avaliação do Júri Internacional 

Nesta terça-feira, 30 de maio, aconteceu a reunião do Júri Nacional do Programa Bandeira Azul Brasil. O objetivo do evento foi reunir as entidades representativas do júri para avaliar o cumprimento dos critérios do programa dos 48 candidatos inscritos para a temporada 2023/2024. Dos candidatos, 45 foram pré-aprovados pelo Júri Nacional, sendo 34 praias e 11 marinas, que serão recomendadas para avaliação do Júri Internacional, que se reúne em setembro, em Copenhague, na Dinamarca, para avaliação final.

Dos 45 candidatos, 38 concorrem a renovações e 7 são novos candidatos. Com a expectativa de novas praias premiadas, o Brasil deve ampliar o número de locais certificados. Na última temporada, 29 praias e 11 marinas foram certificadas com o selo que atesta práticas de turismo sustentável. 

De acordo com Leana Bernardi, coordenadora do Programa Bandeira Azul no Brasil, “o júri avaliou o cumprimento dos critérios através da verificação dos relatórios apresentados, ressaltando a importância dos candidatos enviarem relatórios com informações precisas e ordenadas. Novamente, foi identificada a necessidade de esclarecimentos pontuais de alguns candidatos”, pontua. Assim, prazos foram estabelecidos para esclarecer estas pendências. 

Neste ano, o Júri Nacional do Programa Bandeira Azul Brasil foi composto por representantes do Ministério do Turismo (MTur), Secretaria do Patrimônio da União (SPU), do Instituto Ambientes em Rede (IAR), da Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), da Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), da Associação Nacional de Municípios de Meio Ambiente (ANAMMA) e da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA). Anualmente, as entidades se reúnem para definir as praias, marinas e embarcações de turismo qualificadas ao prêmio e que serão submetidas ao Júri Internacional.

Bandeira Azul

O principal objetivo do Programa Bandeira Azul é conscientizar a sociedade, empresários do segmento náutico e gestores públicos quanto à necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros, incentivando a realização de ações com foco em gestão, qualidade, proteção e educação ambiental.

Júri Nacional do Programa Bandeira Azul deliberando as praias e marinas pré-aprovadas para a temporada 2023/2024.