Instituto Ambientes em Rede participa da Assembleia Geral da FEE na Holanda

Representantes de 80 países associados discutem estratégias para educação ambiental e sustentabilidade

Assembleia Geral da Foundation for Enviromental Education (FEE), realizada na cidade de Breda, na Holanda. Crédito de foto: divulgação/FEE.

Em junho de 2023, o Instituto Ambientes em Rede (IAR), responsável por coordenar os programas ambientais no Brasil, participou da Assembleia Geral da Foundation for Enviromental Education (FEE) na cidade de Breda, na Holanda. O evento marcou o retorno dos encontros presenciais da organização após o período de pandemia e reuniu representantes de 80 países associados que operam os programas criados pela organização: Bandeira Azul, Green Key, Eco-escolas, Jovens Repórteres do Meio Ambiente e Aprendendo Sobre Florestas.

Durante a Assembleia Geral, foram apresentadas estratégias globais para os próximos dois anos, com foco na educação ambiental, proteção da biodiversidade, mitigação da poluição e combate às mudanças climáticas. A FEE também foi reconhecida como líder nessas áreas por suas colaborações com importantes parceiros em projetos como o Greening Education Partnership da UNESCO, UN Década da Restauração de Ecossistemas, bem como a Declaração de Glasgow da OMT.

O evento proporcionou um espaço valioso para debates, mesas redondas e workshops, nos quais os representantes dos países membros compartilharam experiências e discutiram  estratégias para o aprimoramento dos programas da FEE. O foco estava no fortalecimento dos programas Bandeira Azul, Green Key, Eco-escolas, Jovens Repórteres do Meio Ambiente e Aprendendo Sobre Florestas, que são referências em excelência para o desenvolvimento sustentável.

Além disso, a Assembleia Geral da FEE foi marcada pela inclusão de novos países associados à rede. Essa ampliação demonstra o crescente reconhecimento global da importância da educação ambiental e do engajamento em ações sustentáveis. Durante a assembleia, também foram eleitos os membros da diretoria para os próximos dois anos. Cada membro da diretoria representa um país diferente, garantindo a representatividade e a participação ativa de todas as regiões envolvidas na organização.

Para Ricardo Cerruti Oehling, Diretor-Presidente do Instituto Ambientes em Rede, “a participação na Assembleia da FEE reafirma o compromisso do Brasil com a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável. A troca de experiências e a colaboração entre os países associados fortalecem os programas, impulsionando o avanço global rumo a um futuro mais sustentável e consciente”, conclui.