Marinez Scherer é escolhida como enviada especial para a COP30

Fundadora e mentora do Instituto Ambientes em Rede representará o setor de oceanos na conferência global sobre clima em Belém

Marinez Scherer durante a Terceira Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano (UNOC3) que aconteceu em Nice, França, entre os dias 9 a 13 de junho de 2025 | Foto: Divulgação.

A bióloga e professora Dra. Marinez Eymael Scherer, fundadora e mentora do Instituto Ambientes em Rede (IAR), foi convidada para atuar como uma das 20 enviadas especiais setoriais na preparação da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em novembro, em Belém (PA). Marinez representará o setor dos oceanos, contribuindo diretamente para fortalecer a pauta marinha na agenda climática global.

Atualmente, mentora do Instituto e presidente do Conselho Deliberativo e Técnico, Marinez tem uma trajetória dedicada à conservação marinha e costeira. Ao longo dos anos, ela consolidou o Instituto Ambientes em Rede como uma referência em programas internacionais de educação ambiental, como o Bandeira Azul, Eco-Escolas e Green Key.

Na função de enviada especial, Marinez será uma ponte estratégica entre a presidência da COP30, a academia, a sociedade civil e o setor marinho. “A ideia é atuar como canal de comunicação: levar as demandas, ideias e propostas da sociedade e do setor dos oceanos à presidência da conferência e, ao mesmo tempo, trazer de volta as discussões e decisões para os diferentes públicos”, destaca Marinez.

O convite, assinado pelo presidente designado da COP30, André Aranha Corrêa do Lago, e pela diretora-executiva da conferência, Ana Toni, ressalta a importância dos enviados especiais como interlocutores-chave para aproximar as discussões técnicas e políticas das comunidades e setores representados. A atuação é voluntária e visa tornar a COP30 um marco na luta global contra as mudanças climáticas.

Com vasta experiência internacional, Marinez é professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde coordena o Laboratório de Gestão Costeira Integrada. Também atua como ponto focal do Brasil e co-chair do Grupo de Trabalho em Planejamento e Gestão Sustentável do Oceano da COI/UNESCO, além de co-liderar o Centro Regional de Treinamento Cono Sur da Ocean Teachers Global Academy (OTGA).

“Para nós, do Instituto Ambientes em Rede, é um orgulho ver nossa fundadora e mentora ocupando um espaço tão estratégico e necessário, representando não só a ciência, mas também a força da sociedade civil na defesa dos oceanos”, destaca Leana Bernardi, diretora-presidente do Instituto Ambientes em Rede. 

A primeira reunião do grupo de enviados ocorreu no dia 22 de maio, com novos encontros previstos nos meses que antecedem a conferência. A participação de Marinez reforça o compromisso do Instituto Ambientes em Rede em promover soluções sustentáveis e valorizar os ecossistemas marinhos e costeiros, no Brasil e internacionalmente.