Programa Bandeira Azul adere à campanha nacional Go Blue 2024

Movimento idealizado pela Sobrasa visa alertar sobre a importância da prevenção ao afogamento

Saquarema iluminou a Igreja de Nossa Senhora de Nazareth de azul, localizada no centro da cidade, simbolizando seu compromisso com a prevenção do afogamento | Foto: Divulgação/Prefeitura de Saquarema

No dia 25 de julho, praias e marinas premiadas com a Bandeira Azul participaram da campanha Go Blue 2024 em comemoração ao “Dia Mundial de Prevenção ao Afogamento”. Idealizada pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), a iniciativa busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao afogamento. Com a missão de “unir o Brasil para prevenir o afogamento” e o lema “prevenir é salvar, educar para não se afogar”, a campanha iluminou de azul centenas de prédios e monumentos históricos, promovendo uma grande mobilização nacional. Gestores das praias e marinas premiadas realizaram atividades educativas para alertar os banhistas sobre os riscos do mar, com uma forte adesão de funcionários públicos e privados vestindo azul em apoio à campanha.

O principal objetivo da Go Blue é destacar a necessidade de prevenção e reduzir as quase 6 mil mortes anuais por afogamento no país, segundo dados da Sobrasa. As estatísticas indicam que o afogamento é a segunda causa de morte entre crianças de 1 a 4 anos, e a quarta entre pessoas de 5 a 24 anos. Leana Bernardi, coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul, ressaltou que a participação na campanha demonstra o comprometimento com os critérios de segurança e serviços de guarda-vidas nas áreas premiadas, através da disseminação de informações sobre segurança aquática e conscientização dos riscos envolvidos. “Vários afogamentos podem ser evitados. Sabemos que a praia é um ambiente que necessita de segurança”, afirmou.

A data, escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e difundida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é capitaneada no Brasil pela Sobrasa, com o apoio do Programa Bandeira Azul. A ação nacional também ocorreu simultaneamente em locais emblemáticos como o Cristo Redentor, o Aquário Marinho do Rio e os Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro, além de diversas cidades pelo país. David Szpilman, Secretário Geral da Sobrasa, destacou a importância da participação dos voluntários: “A Sobrasa convocou seus 5 mil voluntários espalhados pelos 27 estados a iluminar e vestir azul, participar de uma jornada ao redor do Brasil pela água e na execução de ações presenciais e digitais de prevenção. O Bandeira Azul tem importância fundamental em todas as ações em suas praias e marinas”.

Em Grumari, foram realizadas atividades educativas com alunos de escolas públicas da região, reforçando a mensagem de segurança no mar desde a infância | Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, a cidade de Saquarema iluminou a Igreja de Nossa Senhora de Nazareth de azul, simbolizando seu compromisso com a prevenção do afogamento. Em Grumari, foram realizadas atividades educativas com alunos de escolas públicas da região, reforçando a mensagem de segurança no mar desde a infância. Em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, a Marina Kauai reuniu sua equipe para discutir a importância da prevenção de afogamentos, enfatizando a supervisão de crianças, o uso de coletes salva-vidas e o conhecimento de sinais de alerta e primeiros socorros. A Voga Marine também organizou atividades de educação e prevenção na praia de Sununga.

No Iate Clube de Fortaleza, o Capitão Rodrigo Monteiro, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, conduziu uma roda de conversa reunindo sócios, colaboradores e parceiros para trocar experiências e aumentar a conscientização sobre a prevenção ao afogamento. Em Porto de Pedras, Alagoas, a mobilização envolveu guarda-vidas municipais, guardas civis ambientais e municipais, corpo de bombeiros militares, alunos da rede municipal, moradores e turistas.

Em Santa Catarina, o município de Bombinhas, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) e o Projeto Golfinho, conscientizou crianças sobre os cuidados com o mar, piscinas, lagos e rios por meio de brincadeiras e jogos. O CBMSC abordou os locais mais adequados para banho, as cores das bandeiras no mar e como proceder em caso de afogamento. Em Governador Celso Ramos, a equipe da Fundação do Meio Ambiente vestiu azul em apoio à conscientização sobre os perigos do afogamento e a importância da prevenção.

Equipe da Fundação do Meio Ambiente de Governador Celso Ramos vestiu azul em apoio à conscientização sobre os perigos do afogamento e a importância da prevenção | Foto: Divulgação/Prefeitura de Governador Celso Ramos

A campanha Go Blue 2024 demonstra que a união e a conscientização são essenciais para prevenir afogamentos e salvar vidas. Com a participação de todos, é possível construir um futuro mais seguro nas águas brasileiras.