Programa Bandeira Azul destaca iniciativas sustentáveis no Salão do Turismo 2024

Durante os quatro dias de evento, foram realizadas palestras, workshops, e apresentações que destacaram os projetos mais inovadoras e sustentáveis do turismo brasileiro

Gestores de praias premiadas com a Bandeira Azul no Salão de Turismo 2024, no Rio de Janeiro | Foto: Divulgação

O Programa Bandeira Azul Brasil participou do Salão do Turismo 2024, realizado de 08 a 11 de agosto, no Rio de Janeiro. O evento, que reuniu os principais atores do turismo nacional, foi palco para a divulgação de iniciativas sustentáveis e responsáveis, como o Programa Bandeira Azul. Durante o evento, Paloma Arias, coordenadora local do Programa Bandeira Azul em Arraial do Cabo, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, apresentou no Espaço de Turismo Responsável, um painel focado nas praias premiadas da Costa do Sol, região dos lagos do Rio de Janeiro. 

Paloma destacou a expansão do programa na região, iniciada com a Praia do Peró em Cabo Frio, e expandida para outras cidades, como Saquarema e Búzios, até chegar a São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande, onde estão localizadas as primeiras praias lagunares premiadas pelo programa no Brasil. Em sua apresentação, Paloma ressaltou a importância do Programa Bandeira Azul para o turismo sustentável. “As Bandeiras Azuis na região têm contribuído para a promoção de um turismo mais sustentável na Costa do Sol. As praias, que são ecossistemas, precisam ser conservadas e preservadas para as futuras gerações. O Programa Bandeira Azul, há 40 anos, trabalha para que o turismo de sol e praia seja mais consciente e responsável. Queremos que as pessoas possam desfrutar de seu lazer sem deteriorar o entorno. A educação ambiental é a chave para isso”, afirmou.

 

Representantes de diversas praias premiadas estiveram presentes no Salão do Turismo, incluindo as praias do Rio de Janeiro, Cabo Frio, Saquarema, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Porto de Pedras – AL, Caucaia – CE, e Bombinhas – SC. A equipe gestora de Porto de Pedras, em Alagoas, apresentou a experiência sustentável de base comunitária da Associação Peixe Boi, que promove a preservação ambiental por meio do turismo de observação do peixe-boi marinho, uma espécie ameaçada de extinção.

Leana Bernardi, coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul, também marcou presença no evento e aproveitou a oportunidade para fortalecer laços e expandir a rede de contatos. “Participar do Salão do Turismo 2024 foi fundamental para reforçar o papel do Programa Bandeira Azul no cenário nacional. Este evento nos proporcionou uma plataforma para trocar experiências, compartilhar boas práticas e consolidar parcerias que são essenciais para a promoção de um turismo mais sustentável e responsável no Brasil”, declarou Leana.

Sobre o Evento

O Salão do Turismo 2024 é um dos principais eventos do setor no Brasil, focado em promover o turismo responsável e sustentável. Com um espaço dedicado a projetos que incentivam boas práticas no turismo, o evento busca inspirar o público a adotar atitudes conscientes durante suas viagens, promovendo a conservação ambiental e o respeito às culturas locais. Durante os quatro dias de evento, foram realizadas palestras, workshops, e apresentações que destacaram as iniciativas mais inovadoras e sustentáveis do turismo brasileiro.