Programa Bandeira Azul e Green Key destacam importância das certificações no Adventure Travel World Summit 2024


O evento, realizado de 7 a 10 de outubro, reuniu representantes de mais de 65 países para debater o futuro do turismo de aventura

Leana Bernardi participou de um dos painéis mais relevantes do encontro, onde apresentou as certificações ambientais e seu impacto nas práticas sustentáveis do turismo global | Crédito de foto: Divulgação/Embratur

Os programas Bandeira Azul e Green Key Brasil marcaram presença na Cúpula Mundial de Viagens de Aventura 2024 (ATWS), da Adventure Travel Trade Association (ATTA), realizada na Cidade do Panamá, entre os dias 7 e 10 de outubro. O evento reuniu mais de 600 delegados de 65 países, incluindo líderes globais do setor de turismo, operadores de viagens e representantes de destinos, para discutir o futuro do turismo de aventura sustentável.

A coordenadora dos programas, Leana Bernardi, participou de um dos painéis mais relevantes do encontro, onde apresentou as certificações ambientais e seu impacto nas práticas sustentáveis do turismo global. Durante o painel, Leana destacou o compromisso de ambos os programas em promover a sustentabilidade em praias, marinas, embarcações turísticas e estabelecimentos de hospedagem. Ela também abordou como essas certificações ajudam empresas e destinos a implementar práticas responsáveis e enfrentar os desafios da sustentabilidade no setor.

“À medida que novas regras e controles para os programas de certificação estão sendo propostos pela União Europeia, é fundamental reunir a comunidade para compartilhar experiências, preocupações e discutir as melhores opções para cada setor. Considerando o crescimento das opções de prêmios e certificações é urgente regular o mercado para evitar o greenwash. Nosso objetivo é auxiliar empresas e governos nesta jornada para atividades mais sustentáveis e apoiá-los nos desafios que surgem nesse caminho”, explicou Leana durante sua apresentação.

O evento, que este ano celebrou seu 20º aniversário, teve como tema principal a “Conexão”, refletindo o papel do Panamá como ponte entre continentes, oceanos e culturas. Ao longo dos quatro dias, os participantes foram imersos em atividades de networking, workshops educativos e sessões interativas voltadas para a construção de um futuro mais sustentável para o turismo de aventura.

“Sediar o primeiro Adventure Travel World Summit na América Central no Panamá, refletindo sobre mais de 20 anos de apoio e inspiração pela indústria de viagens de aventura, é um marco maravilhoso para nós. Conhecemos há muitos anos a infinidade de oportunidades para viagens de aventura aqui no Panamá e em outras regiões da América Central. Não consigo imaginar um lugar melhor para ajudar a planejar o futuro das viagens de aventura sustentáveis para os próximos 20 anos”, afirmou o CEO da Adventure Travel World Summit, Shannon Stowell.

A presença dos programas Bandeira Azul e Green Key no ATWS 2024 ressalta a importância de discutir e promover iniciativas ambientais dentro do turismo de aventura, um segmento em crescente expansão global. O compromisso desses programas com a sustentabilidade é um passo vital para garantir que as próximas gerações possam desfrutar de destinos naturais e estabelecimentos turísticos de maneira responsável e consciente.

Sobre a Adventure Travel Trade Association

Fundada em 1990, a Adventure Travel Trade Association é a maior rede global de líderes em viagens de aventura. A comunidade é composta por 30.000 guias individuais, operadores turísticos, pousadas, consultores de viagens, conselhos de turismo, organizações de marketing e gerenciamento de destinos, educadores ao ar livre, empresas de equipamentos e mídia de viagens que compartilham uma crença e compromisso com o turismo sustentável. As conexões e a criatividade dessa comunidade se unem virtualmente e pessoalmente para criar e fornecer as soluções que impulsionam nossos negócios e nossas comunidades em direção a um futuro responsável e lucrativo.