Evento reuniu gestores de praias de todo o país para discutir os critérios do programa
O Programa Bandeira Azul Brasil, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) e Secretaria de Turismo e Cultura de Caucaia, realizou na última sexta-feira, dia 5 de maio, a 16ª edição do Workshop Bandeira Azul, dedicado exclusivamente a praias. O evento realizado no Hotel Vila Galé, na Praia do Cumbuco, em Caucaia, no estado do Ceará, teve como objetivo reunir gestores de praias e representantes municipais para discutir os critérios do programa, processos de renovação, ingresso na fase piloto, além de sanar dúvidas específicas sobre a certificação.
Na ocasião, estiveram presentes representantes do Ministério do Turismo e Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, que são membros do Júri Nacional, e gestores técnicos, secretários de meio ambiente de vários estados do Brasil. O evento contou com palestras com temas que envolvem os critérios do programa e, logo após, foi realizada uma visita guiada na Praia do Cumbuco. Os participantes desta edição também puderam observar o nascimento de tartarugas marinhas que ocorrem na região.
Durante o evento, a coordenadora nacional do programa, Leana Bernardi, reforçou a importância do cumprimento dos critérios para garantir a certificação e estipulou o prazo de 15 de maio para entrega final dos relatórios das praias candidatas para a temporada de 2023/2024. A coordenadora ainda pontuou que “o evento anual e presencial traz uma dinamicidade entre praias e municípios de todo o Brasil. Nele, é possível realizar a troca de experiências sobre o dia a dia na gestão das praias certificadas com a bandeira azul, apresentando boas práticas de gestão e educação ambiental realizadas, além de conhecer os exemplos locais do município que hospeda esse encontro”.
Para Leandro Alves de Araújo, presidente do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia, “foi de imensa satisfação poder receber na Praia do Cumbuco os representantes das demais praias certificadas pela bandeira, e, assim, demonstrar que conquistamos o maior trecho premiado do Brasil, além dos desafios para a manutenção da orla, como o controle de qualidade da água, a limpeza das praias e do investimento em infraestrutura. Também pudemos discorrer sobre a consolidação do programa de monitoramento de quelônios marinhos, dos benefícios obtidos para a segurança turística e da fauna e do apoio e sensibilização da comunidade local em prol da conservação ambiental”, afirmou.
Além do workshop nacional, ainda foi realizado um encontro regional promovido pela Secretaria de Turismo do Ceará (SETUR-CE), que anunciou uma parceria com os municípios do estado com o objetivo de ampliar o número de bandeiras azuis hasteadas no estado. A Praia do Cumbuco, escolhida para sediar o evento deste ano, é a única do estado do Ceará a receber a certificação ambiental reconhecida internacionalmente, que premia boas práticas de gestão e desenvolvimento sustentável de zonas costeiras e marinhas.
Bandeira Azul
O principal objetivo do Programa Bandeira Azul é conscientizar a sociedade, empresários e gestores públicos sobre a necessidade e importância de proteger ambientes marinhos e costeiros, incentivando a realização de ações com foco em gestão, qualidade, proteção e educação ambiental.
Para receber a certificação, uma série de critérios estabelecidos pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma das maiores organizações de educação ambiental do mundo e responsável pelo programa, devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente.