Bandeira Azul promove XVIII Workshop de Marinas com foco em qualificação e gestão náutica

Encontro virtual foi oportunidade para esclarecer dúvidas sobre documentação, questionário e critérios do Programa para a próxima temporada

Marina Kauai, localizada em Ubatuba/SP, premiada com a Bandeira Azul | Crédito de fotografia: Divulgação/Bandeira Azul.

O Programa Bandeira Azul realizou, nos dias 12 e 13 de maio, a 18ª edição do Workshop de Marinas. Realizado de forma virtual, o encontro reuniu representantes de marinas premiadas e empreendimentos candidatos ao selo, com foco em esclarecer dúvidas sobre o preenchimento do questionário, a entrega de documentação e os critérios exigidos para a temporada 2025/2026.

Participaram do evento representantes do ICSC – Iate Clube de Santa Catarina, Marina Kauai, Marina da Conceição, Marina Costabella, Tedesco Marina, Voga Marine, Marina Villarreal. Durante a programação, especialistas da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), vinculada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, participaram para orientar sobre aspectos técnicos relacionados à documentação exigida para o funcionamento regular das marinas, contribuindo para sanar dúvidas frequentes e dar mais clareza aos processos administrativos junto à União.

Claudio Schmitz e Romário Roriz detalharam os principais documentos, declarações e projetos que devem ser apresentados pelas marinas, explicando o passo a passo da tramitação e os critérios avaliados pelas superintendências regionais. As explicações foram voltadas a auxiliar os gestores na organização da documentação necessária para manter a conformidade institucional, uma das exigências do Programa.

A coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul, Leana Bernardi, destacou que esse momento de diálogo é essencial para garantir a qualidade do processo. “O workshop é uma oportunidade para tirar dúvidas diretamente com os especialistas e garantir que todos os critérios sejam cumpridos com segurança. Mais do que atender às exigências ambientais e operacionais, a clareza documental dá base para uma gestão estável e comprometida com a excelência”, afirmou.

Além do alinhamento técnico, o evento também promoveu a troca de boas práticas entre os gestores, com destaque para iniciativas de educação ambiental, gestão de resíduos, segurança e inovação nos serviços náuticos. A edição de 2025 reforçou o compromisso do Programa Bandeira Azul com a qualificação da gestão náutica e com o fortalecimento do turismo sustentável no país.